Um automóvel polêmico, criticado e elogiado, considerado por algumas pessoas um veículo caro e por outras com preço justo, enfim, um "prato cheio" para quem é apaixonado por carros, o que não é o meu caso.
Mas se não sou apaixonado por carros, porquê criar um blog ? Quem ler descobrirá ...
Aqui começa a história do
Meu JAC J6 ...
Durante a campanha de marketing na Rede Globo assisti ao comercial que apresentava o carro em um cenário urbano, descrevendo as características. Confesso que na TV, ao contrário do que ocorre com pessoas (dizem que ficam mais gordas, portando, maiores), achei o carro pequeno para o perfil que estava sendo descrito.
Alguns dias depois, encontrei o "sujeito" ao vivo e a cores em um shopping. Fui ao shopping com minha esposa para almoçarmos e fazermos tempo enquanto nosso filho realizava um simulado do ENEM. Durante o almoço convidei minha esposa para irmos ver de perto. Um pouco constrangidos, nos aproximamos e, mais para me esconder do que para conhecer o carro, já fui entrando e sentando no banco do motorista.
Para resumir, olhamos o carro acompanhados por um vendedor, diga-se de passagem gente boa. Após alguns minutos perguntei se a concessionária estava aberta e se estavam fazendo test drive. Era sábado a tarde e ainda tinha que esperar algumas horas para ir buscar meu filho.
Do shopping direto para a concessionária, onde o atendimento foi nota 10 [
obrigado Renan]. Depois de ver modelos em exposição, andar alguns quarteirões no test drive [cabe um breve comentário: um verdadeiro test drive deveria ser de uma semana :-))) ], partimos para a negociação. Café, água, contas e a negociação avançando.
Na negociação tinha que entrar um veículo usado. Duas opções foram apresentadas para simular uma proposta. A primeira foi uma SpaceFox 2007 com baixa quilometragem e excelente estado. O gerente de usados fez a avaliação e o valor apresentado foi "digno de indignação". Passamos então para um Santana "nascido" em 1997. Foi graças a avaliação que fizeram no Santana, somado ao fato de ter gostado do J6, que decidi fechar a compra.
Durante a negociação, vale se fazer de difícil e não demonstrar muito interesse. O resultado é que parte dos opcionais podem virar cortesia. Tapetes e roda aro 17, foram oferecidos pela gerente comercial para motivar a aquisição.
Por ser sábado precisei retornar na segunda-feira para apresentar meu "bom e velho, mas inteiro" Santana 2000 MI. Confirmado o aceite do "possante", peguei propostas de financiamento em dois bancos, conseguindo melhorar a taxa projetada no sábado e optando pela financiadora indicada pela concessionária.
No domingo retornamos ao shopping. Segundo dia do simulado do ENEM e tínhamos que esperar para buscar nosso filho. Para ocupar o tempo fomos no Carrefour. Ao passar no caixa dei de cara com a edição de agosto da revista MOTOR SHOW, estampando na capa uma foto da J6 e a manchete "SETE LUGARES POR MENOS DE R$ 60 MIL". Comprei a revista e ocupei o resto da tarde lendo a matéria cujo foco principal foi a comparação da J6 com a Zafari e a Grand Livina. Acessando o site da revista é possível
ler a matéria. Na semana seguinte, enquanto esperava para cortar meu cabelo, li na
QUATRO RODAS uma reportagem (págs. 78 a 81) com detalhes e pontuações (cinco estrelas é a pontuação máxima) para a J6, nos itens:
- direção, freio e suspensão (quase 4 estrelas e meia)
- motor e câmbio (quase 4 estrelas e meia)
- carroceria (5 estrelas)
- vida a bordo (quase 4 estrelas e meia)
- segurança (5 estrelas)
- investimento de risco (na revista consta "seu bolso") (quase 4 estrelas e meia, ou seja, é um investimento de risco
Um aspecto que merece atenção é a altura da frente. Subida e decida em rampas de garagem precisam ser efetuadas com atenção, do contrário, pode raspar o para-choque dianteiro. Na página 81 consta um desenho demonstrando os pontos cegos, sempre útil durante a condução e estacionamento.
Na segunda-feira, após retornar da concessionária, decidi pesquisar na internet utilizando a expressão chave "
opiniões sobre o J6". Antes não tivesse feito! Em blogs e reportagens on-line encontrei mais pontos desfavoráveis do que favoráveis.
Quase perdi o sono. Mas a compra estava fechada e tinha que honrar o compromisso.
De positivo encontrei um blog
Diario J6 , o qual serviu de inspiração e modelo para criar este blog. Recomendo que passem por lá também, vale a pena! Dias depois, comecei a participar de um fórum on-line de proprietários, chama-se
JAC Clube -
Fórum para que os proprietários, ou aqueles que pretendem adquirir um dos modelos JAC Motors, possam conversar sobre diversos assuntos relacionados aos carros e ao mercado. Também recomendo, diariamente são publicadas mensagens com opiniões diversas e depoimentos de proprietários que podem ajudar no dia-a-dia com um carro novo, em todos os sentidos: fabricante, concessionárias, equipes de vendas e pós-venda, ....
Com prazo de 15 dias, a contar de 29/08/2011, o J6 foi entregue em 09/09/2011, evento que vou relatar no próximo post, com detalhes que acredito irão interessar e poderão ajudar futuros compradores, o gerente da concessionária e até mesmo o presidente da JAC Motors no Brasil.